É preciso compreender que planejamento de marketing não é custo para uma empresa, é investimento. É o meio pelo qual as empresas crescem, desenvolvem e obtém o lucro. Até um MEI precisa de um planejamento de marketing.
O cliente não vai entrar em uma loja pelo simples fato dela estar com a porta aberta, se não houver uma estratégia de vendas, a loja vai ser mais uma em meio a tantas outras.
Marketing é um processo que tem começo, meio e eternidade. Portanto, algumas empresas podem não estar atingindo os resultados não por falta de clientes, mas por falta de planejamento em suas ações, e isso não é algo mirabolante. Se sua empresa hoje tem dificuldades em fazer planejamento por conta de verba, segue algumas dicas que você pode fazer com baixo investimento:
• Conheça seu público alvo; • Contrate uma consultoria por hora; • Peça apoio no SEBRAE; • Melhore sua imagem perante seu público, a começar por suas redes sociais, e isso não custa nada; • Melhore seus materiais impressos, cative seu cliente pela confiança no seu trabalho, e isso não tem nada a ver com o tamanho da sua empresa; • Pare de atirar para todos os lados, tenha foco em suas ações, e por menor que seja, separe mensalmente uma porcentagem de seu faturamento para investir em marketing.
Texto escrito por Luiz Gustavo Ganev, diretor de marketing na Agência Luiz Gustavo Ganev.
Comments